domingo, 25 de maio de 2014



TA's de baixa tecnologia para comunicação de autistas



Estes recursos poderão ajudar crianças autistas que não desenvolveram uma comunicação, ou ainda, para estimular seu desenvolvimento e assim, mudanças positivas em seu comportamento.


Proposta 1 – Método de incentivo

O método de incentivo pode ser utilizado para estimular alguma alteração no comportamento da criança, como por exemplo, estimulá-la a deixar as fraldas.
Faz-se um cartaz como o da figura (em tecido), no entanto, sem as flores (devem ser coladas com velcro), desta forma, cada vez que a criança avisar que precisa ir ao banheiro, ganha uma estrelinha no seu cartaz.


Figura 1 – Método de incentivo




Esse cartaz deve ser utilizado na sala de aula comum, sala de AEE e em casa. Nos demais lugares, é importante que a criança leve junto sua “malinha de PEC's” para que possa comunicar sua vontade de ir ao banheiro ou outras necessidades. Quando a família chegar em casa, coloca no cartaz, as florzinhas equivalentes.


Proposta 2 – PEC's

Esse conhecido método serve para permitir a comunicação da criança autista com sua família, professores, amigos, etc.
O método consiste em representações pictográficas que servem para comunicar sentimentos, ações, objetos, nomes e diversas outras informações.



Figura 2 – PEC's




Dica de uma mãe que usa o método TEACCH – tirar fotos de todos os brinquedos do aluno, deixando-os todos em lugar onde o aluno não consiga pegar, assim, o aluno pega a foto e mostra para um adulto, a fim de que este lhe dê o brinquedo.

É importante colocar todas as PEC's com velcro, numa 'malinha', assim, a criança sempre poderá se comunicar, assim como os outros poderão lhe antecipar o que será feito.

É importante SEMPRE mostrar a figura e FALAR o que ela representa, pois isso, familiariza a criança, lhe traz segurança de que foi compreendida e pode estimular sua fala.


Links interessantes:




Beijocas !

7 comentários:

  1. Olá Bruna!!!
    Ótimas sugestões, irei adaptar algumas atividades para meus alunos com DI....Obrigada pelas sugestões enriquecerá meu trabalho no AEE.
    Bjuss
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Amada, adorei as sugestões. Vou aproveitar para adaptar para alguns alunos da sala de AEE. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!
    Muito boas suas sugestões. Com o PEC's é importante também utilizar a linguagem oral, começamos com a palavra depois é possível ampliar para frases, estimulando sempre a comunicação de todas as maneiras.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bruna! Gostei da Proposta 1: Método de Incentivo. Acredito que esta sugestão possa ser aplicada não só com estudantes autistas mas também com estudantes com outros tipos de deficiências. O método PECS também é bastante interessante e eficaz e por isso abordei no meu blog, assim como você. Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Bruna, muito interessantes tuas sugestões.Estimulam o aluno com TEA a se comunicar de forma alternativa e desenvolvem a interação com as pessoas, tanto na sua rotina diária e como em sala de aula.Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Bruna muito interessante sua postagem, principalmente o quadro de incentivo que pode ser usado com todos os alunos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Também gostei do quadro de incentivos. Já usei com outros alunos e dá certo. Outra coisa é o estabelecimento das rotinas. Pode ser feito a partir de quadros também. Bem legal!!!

    ResponderExcluir