TA's de baixa
tecnologia para comunicação de autistas
Estes recursos poderão
ajudar crianças autistas que não desenvolveram uma comunicação,
ou ainda, para estimular seu desenvolvimento e assim, mudanças
positivas em seu comportamento.
Proposta 1 – Método de
incentivo
O método de incentivo
pode ser utilizado para estimular alguma alteração no comportamento
da criança, como por exemplo, estimulá-la a deixar as fraldas.
Faz-se um cartaz como o
da figura (em tecido), no entanto, sem as flores (devem ser coladas
com velcro), desta forma, cada vez que a criança avisar que precisa
ir ao banheiro, ganha uma estrelinha no seu cartaz.
Figura 1 – Método de
incentivo
Esse cartaz deve ser
utilizado na sala de aula comum, sala de AEE e em casa. Nos demais
lugares, é importante que a criança leve junto sua “malinha de
PEC's” para que possa comunicar sua vontade de ir ao banheiro ou
outras necessidades. Quando a família chegar em casa, coloca no
cartaz, as florzinhas equivalentes.
Proposta 2 – PEC's
Esse conhecido método
serve para permitir a comunicação da criança autista com sua
família, professores, amigos, etc.
O método consiste
em representações pictográficas que servem para comunicar
sentimentos, ações, objetos, nomes e diversas outras informações.
Figura 2 – PEC's
Dica de uma mãe que usa
o método TEACCH – tirar fotos de todos os brinquedos do aluno,
deixando-os todos em lugar onde o aluno não consiga pegar, assim, o
aluno pega a foto e mostra para um adulto, a fim de que este lhe dê
o brinquedo.
É importante colocar
todas as PEC's com velcro, numa 'malinha', assim, a criança sempre
poderá se comunicar, assim como os outros poderão lhe antecipar o
que será feito.
É importante SEMPRE
mostrar a figura e FALAR o que ela representa, pois isso, familiariza
a criança, lhe traz segurança de que foi compreendida e pode
estimular sua fala.
Links interessantes:
Beijocas !
Olá Bruna!!!
ResponderExcluirÓtimas sugestões, irei adaptar algumas atividades para meus alunos com DI....Obrigada pelas sugestões enriquecerá meu trabalho no AEE.
Bjuss
Mari
Amada, adorei as sugestões. Vou aproveitar para adaptar para alguns alunos da sala de AEE. Abraços
ResponderExcluirOi Bruna!
ResponderExcluirMuito boas suas sugestões. Com o PEC's é importante também utilizar a linguagem oral, começamos com a palavra depois é possível ampliar para frases, estimulando sempre a comunicação de todas as maneiras.
Grande abraço!
Bruna! Gostei da Proposta 1: Método de Incentivo. Acredito que esta sugestão possa ser aplicada não só com estudantes autistas mas também com estudantes com outros tipos de deficiências. O método PECS também é bastante interessante e eficaz e por isso abordei no meu blog, assim como você. Abraços...
ResponderExcluirBruna, muito interessantes tuas sugestões.Estimulam o aluno com TEA a se comunicar de forma alternativa e desenvolvem a interação com as pessoas, tanto na sua rotina diária e como em sala de aula.Abraços...
ResponderExcluirBruna muito interessante sua postagem, principalmente o quadro de incentivo que pode ser usado com todos os alunos! Parabéns!
ResponderExcluirTambém gostei do quadro de incentivos. Já usei com outros alunos e dá certo. Outra coisa é o estabelecimento das rotinas. Pode ser feito a partir de quadros também. Bem legal!!!
ResponderExcluir